A Superliga Feminino é a competição mais importante do futebol feminino em Portugal. Criada em 1994, esta liga é composta por times de alto nível, que disputam para conquistar o título máximo do país. Durante anos, o futebol feminino foi praticamente ignorado em Portugal, mas nas últimas décadas houve um grande crescimento na popularidade deste esporte, o que tem impulsionado significativamente o desenvolvimento deste campeonato.

Atualmente, a Superliga Feminino é formada por oito times de alto nível, que se enfrentam em duas rodadas, totalizando 14 jogos por temporada. Os quatro melhores colocados na tabela avançam para as semifinais, onde os times com melhor desempenho disputam uma vaga na grande final.

Entre os times que integram a Superliga Feminino, destacam-se o Sporting Clube de Portugal, o Sporting Braga e o Futebol Benfica. O Sporting Clube de Portugal é o atual campeão da Superliga Feminino, tendo vencido o torneio em 2020/2021. Já o Sporting Braga ficou em segundo lugar na última edição, seguido de Porto e Benfica.

Muitas jogadoras talentosas têm se destacado durante as últimas temporadas na Superliga Feminino. Entre as mais aclamadas pelo público estão Cláudia Neto e Carole Costa (Sporting Clube de Portugal), Vanessa Marques (Sporting Braga), Telma Encarnação (CNC Lavra) e Cristiana Garcia (F.A.R. Rabo de Peixe).

Para além de ter jogadoras excepcionais, faz-se necessário destacar que a Superliga Feminino não somente tem crescido em termos de audiência e popularidade, mas também é uma importante vitrine de talentos para o futebol europeu. Na temporada passada, por exemplo, a jogadora Raquel Infante, destaque do Sporting Braga, foi contratada pelo Atlético de Madrid, da Espanha.

Com times e jogadoras cada vez mais talentosas, a Superliga Feminino é uma das principais competições de futebol feminino do mundo. Com seu alto nível técnico, este campeonato coloca Portugal em um lugar de destaque no cenário do futebol feminino.